Departamento de Tecnologia da Informação

Inserção de Windows 7 no Diretório FAE

Passo-a-passo e condições para inserir um computador com Windows 7 no Diretório FAE,para fazer login acessar compartilhamentos remotos.

Sumário deste Conteúdo

O período de suporte do Windows 7 já foi encerrado, mas ainda existem máquinas que precisam usar este sistema já obsoleto. Observe porém que isso além de ser uma brecha de segurança, também pode implicar em incompatibilidade com alguns dos serviços da rede, sem aviso prévio e potencialmente, sem uma solução que não atualizar o sistema.

O processo a seguir assume que a máquina Windows 7 não está inserida em um domínio, e que o usuário irá receber uma nova conta. Caso este não seja seu caso, recomendamos que faça backup de todos seus arquivos em um local seguro, para eventual restauração após o término da inserção. O processo costuma funcionar também caso o computador já esteja num domínio, bastando atualizar as credenciais, mas será criado um novo perfil, portanto, salve seus dados antes.

Passo 1: Entre como um administrador local

Via de regra é preciso criar ou acessar o usuário “administrador-fae”, que é o padronizado pelo Suporte. Na falta dele (por exemplo, como num notebook antes pessoal) é possível usar qualquer administrador pleno da máquina.

Vamos precisar ajustar as configurações de conexão e a identificação do domínio.

Passo 2: Ajuste os parâmetros da Conexão

Para que todos os recursos funcionem de acordo, precisamos alinhar parâmetros com o servidor do Domínio. Vá até as Propriedades do TCP/IP v4 do adaptador mais adequado, e certifique-se que:

  • O endereço IP seja o IP Fixo atribuído ao seu computador
  • O gateway e o servidor de nomes sejam os adequados à cada faixa de IP, conforme o seu Fixo:
    • Rede 150.164.116.X:
      • Gateway é o 150.164.116.254
      • DNS Primário: 150.164.116.5
    • Rede 150.164.117.X:
      • Gateway é o 150.164.117.254
      • DNS Primário: 150.164.117.1
    • Rede 150.164.126.X:
      • Gateway é o 150.164.126.254
      • DNS Primário: 150.164.126.1
  • O DNS secundário é o mesmo em todos os casos: 150.164.255.230

Após aplicar estes ajustes, certifique-se que a conexão com a internet está funcionando (acesso um site qualquer e navegue para testar) e que o servidor está respondendo de alguma forma. pode ser executar um “ping srv-rede.fae.ufmg.br” no Iniciar->Executar, ou então acessando a tela de login do painel em https://tech.fae.ufmg.br:3344.

Passo 3: Entrar no domínio

Vá até as Propriedades do Sistema (atalho: tecla Win+Pause/Break) e localize a parte sobre a identificação do computador. Certifique-se que o nome do computador está como atribuído pelo Suporte. Corrija se não estiver, será preciso reiniciar antes de continuar.

Clique no botão ID da Rede e localize a seção que cita Grupo de Trabalho e Domínio. Escolha Domínio, e digite: FAE (em maiúsculas, só as 3 letras e mais nada). Clique em OK. Nesse momento o computador irá consultar a rede para reconhecer o servidor responsável pelo domínio FAE, o que deve ser rápido e trazer um popup pedindo usuário e senha. Caso receba algum erro nesse ponto, verifique sua conexão e contate o Suporte.

As credenciais solicitadas aqui não são as suas, mas sim as do controlador do domínio, que apenas a equipe do Suporte possui. O usuário é o FAE\Administrator. Esse usuário especial é exigido neste ponto porque a inserção do computador no domínio é na verdade uma autenticação do computador, e não do usuário. O computador irá processar a entrada, o que pode ser rápido ou demorar até alguns minutos, então tenha paciência. Você saberá que deu certo ao ver o aviso “Bem-vindo ao domínio FAE”. Caso não receba nenhum aviso mesmo após 10min, algo muito incomum aconteceu e o suporte precisará avaliar. Também é possível ter outros erros aqui, em especial se digitar a senha errada, se a conexão for instável, ou se o computador já estava no domínio anteriormente (há casos onde isso atrapalha, e casos onde não).

Passo 4: Autenticação no Domínio

Após o ingresso com sucesso no domínio, você terá que reiniciar seu computador. O login após reinciar agora é acessado apertando Ctrl-Alt-Del. Informe seu nome de usuário remoto, e a senha que recebeu, e sua nova área de trabalho deverá estar acessível. Você pode acessar arquivos em pastas compartilhadas acessando o \\tech no Windows Explorer, inclusive pode montá-las em unidades lógicas. Você verá uma coleção de pastas, mas só terá acesso liberado às pastas que foram autorizadas conforme o grupo do seu usuário, e também à pasta com seu nome de usuário, que é pessoal.

Extra: Criar o Usuário remoto na hora

Uma opção que pode ser prática é fazer o primeiro login usando a senha do FAE\Administrator, e através dela acessar o painel em https://tech.fae.ufmg.br:3344, com as credenciais de administração e criar na hora o usuário remoto para o computador. Isso permite que o usuário, que provavelmente está por perto, digite sua própria senha de login (que precisar ser forte, mas que de qualquer forma é pessoal).

Extra: Acessar a rede sem entrar no domínio

Com algumas limitações, que nem são tão relevantes, é possível trabalhar em rede com sua equipe sem necessariamente entrar no Domínio. Isso é útil em situações temporárias ou quando algum erro está impedindo a entrada. Para isso, ainda será necessário ter a conexão com IP fixo devidamente configurada (ou seja, não funciona na rede wifi ou móvel). Basta acessar diretamente o \\tech no Windows Explorer, e informar as credenciais para acessar suas pastas autorizadas.

Extra: Acessando como Convidado

Em computadores de alta rotatividade de usuários, é possível usar o perfil Convidado para logar no sistema, ainda que ele não dê acesso a nenhum compartilhamento relevante. O nome deste usuário é Guest, e a senha é vazia.